Total de Visitantes: | 64059 |
Visitantes Online: | 1 |
A primeira versão do estandarte da ARLS Razão e Lealdade nº. 21 foi criado no dia vinte e nove de novembro de um mil novecentos e oitenta e quatro, pelos irmãos fundadores da oficina.
Na data de vinte de agosto de dois mil e sete atendendo as especificações das cores do rito escocês antigo e aceito, os irmãos, em sessão especial, após debates deliberaram pela confecção da nova versão do estandarte.
O estandarte de fundo vermelho é constituído de um triângulo com contorno azul, trazendo listras nas cores verde e amarela.
Em seu interior o compasso, o esquadro, uma estrela e a letra G. Em seu rodapé o lema “UM POR TODOS, TODOS POR UM”. Na parte superior esquerda do triângulo a figura do Sol e à direita a Lua.
No vértice superior do triângulo uma estrela de cinco pontas, conhecida também por pentalfa ou pentagrama. Tem cinco pontas para figurar os quatro membros do homem e a cabeça que o governa, corresponde ainda ao microcosmo humano, o homem como mundo em miniatura. A cabeça é o centro das faculdades intelectuais, dominando o quaternário dos elementos ou da matéria.
O Compasso e o Esquadro no grau de Aprendiz para nos lembrarmos sempre da necessidade do estudo dos nossos mistérios e bem assim das investigações em busca da verdade, nunca esquecendo da humildade do filósofo, do cultor do conhecimento, consagrada sua máxima “só sei que nada sei”. O aprendizado deve servir a todos como exemplo de estudo e busca para melhor definir e desempenhar nossas idéias e ações em prol da melhoria da humanidade.
O Compasso e o Esquadro se mostram unidos sempre em loja, representando a medida justa que deve presidir nossas ações, que não podem se afastar da justiça e da retidão, pois regem todos os atos dos verdadeiros maçons. Para os maçons operativos a letra G significava apenas Geometria, ciência que tinha capital importância na construção dos edifícios, razão pela qual era um dos grandes segredos da Arte de Construir. Transformada a Maçonaria de operativa para especulativa, passou ela como os demais instrumentos utilizados na construção a ter um significado simbólico, de cunho moral.
Nos rituais das Obediências brasileiras, a letra G possui seis significados: G de God, Deus, o mesmo que a letra hebraica Iod, que traduz o nome do Criador incriado e Autodivino, fonte de todos os conhecimentos humanos. Geometria aplicada à construção universal, nos ensinando a polir o homem e tornando-o digno de ocupar seu lugar no edifício social. Gênio para exaltar nossas faculdades intelectuais e imaginativas. Geração porque o companheiro é chamado a fazer a obra da vida. Gnose como conjunto de noções comuns a todos os iniciados que, à força de pesquisar, se encontram na mesma compreensão da causa das causas, a pesquisa das verdades eternas. Gravidade que corresponde à atração universal aproximadora dos corpos, o que na ordem social corresponde a uma força misteriosa análoga, que tende à reunião e fusão das almas, assegurando a força dos corações e a solidez do edifício maçônico.
No rodapé do triângulo o lema suíço na expressão latina “Vnus pro omnibus, omnes pro uno” - “UM POR TODOS, TODOS UM”. O lema é uma idéia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação, condensa valores comuns que justificam uma ação comum.
Abaixo do triângulo o nome da Loja ARLS RAZÃO E LEALDADE Nº. 21. Os motivos simbólicos para o timbre são os mesmos supra declinados para o estandarte da Oficina.
Fora do triângulo o Sol e a Lua, representando o antagonismo da natureza: dia e noite, afirmação e negação, claro e escuro, pólos positivos e negativos, ativo e passivo, aspectos masculino e feminino. Contraditoriamente esse antagonismo cria o equilíbrio pela conciliação dos contrários. O Sol é o vitalizador essencial, fonte de luz e vida, nascendo no Oriente, de onde vieram a civilização e as ciências. A Lua representando o amor. Levanta-se quando o Sol se deita e reina resplandecente no céu, não com sua luz própria, mas refletindo a luz Solar.
Gelson Menegatti Filho – V.’.M.’. – 2006 a 2008. 09/09/2007