Total de Visitantes: | 64055 |
Visitantes Online: | 1 |
LOJA RAZÃO E LEALDADE N 21
27 ANOS DE EXISTÊNCIA COMO UM SUSTENTÁCULO DO GOEMT
Na primeira semana de novembro de 1984, vários irmãos pertencentes ao quadro da Loja Acácia do Ocidente número sete se reuniram na Loja Acácia Cuiabana para discutirem a filiação de um Irmão que segundo os presentes não deveria ser aprovado (sindicância prévia). O Venerável da ocasião era o nosso irmão Farid Serror que, juntamente com vários outros Irmãos eram a favor da filiação. Para que não houvesse divisão da Loja, os Irmãos:
Afrânio Batista da Costa
Amândio Teixeira Neves
Diogo Douglas Carmona
Ananias Vieira da Silva
Emeneus Alves Santana
Francisco Muniz Rodrigues
Hermes Frabeti Carmona
João Elias Batista da Costa
João Benedito da Costa
José Luiz Chimati Pessenti
Kerginaldo Pereira dos Santos
Luiz Carlos Guerra Vitorino
Mário Toshio Ishitani
Thurland Emanoel Teixeira
Vanderlei Busnardo
E somados a mais 4 irmãos:
Otávio de Oliveira
Nilson Constantino
Amasiles de Lana Pinto
Jamil Boutos Nadaf
José Silvério Magalhães,
Todos em pleno gozo de seus direitos maçônicos reuniram-se em 19/11/1984 e resolveram fundar uma nova Loja Maçônica que funcionaria sob a subordinação do GOEMT, o que foi aprovado por unanimidade. Foi escolhido o Rito Escocês Antigo e Aceito para orientação dos nossos trabalhos. A data de fundação da Loja é quando se comemora o Dia da Bandeira. Nesse mesmo dia foi eleita a Diretoria Provisória da
Loja que ficou assim constituída:
V.M– Luiz Carlos Guerra Vitorino
1 VIG. – Thurland Emanoel Teixeira
2 VIG – Amândio Teixeira Neves
Tesoureiro – João Elias Batista da Costa
Em seguida o V. M. colocou em discussão várias propostas para a denominação (nome) da Loja e cujo resultado foi Augusta e Respeitável Loja Simbólica Razão e Lealdade e logo em seguida designou os irmãos Ananias, Amândio e Teixeira para preparar estudos e preposições para o Estandarte da Loja que obrigatoriamente deveria ostentar o lema: Um por Todos e Todos por Um e que deveria ter as cores da Bandeira Nacional.
Ficou ainda deliberado que a reunião seria às quintas feiras com inicio as 20 h, até que a nossa Loja venha a possuir o seu próprio Templo. É bom lembrar que o nome RAZÃO E LEALDADE surgiu com a feliz idéia do irmão Amândio Teixeira Neves que nos fez lembra-se da LOJA RAZÃO (a 1ª loja a surgir no nosso Oriente e que depois de longo período abateu Coluna e anos após no Oriente de Goiás se tornou uma nova Loja naquele Oriente) e LEALDADE uma das trilogias que nos une. Ainda em novembro de 1984 através do Ato 29/84 recebemos a autorização de Funcionamento Provisório. Passamos a funcionar no Templo da nossa coirmã ACÁCIA CUIABANA por longo 6 anos. Em 27 de junho de 1985 através do Ato 34/85 a nossa Loja foi regularizada e teve como Irmão presidente da Regularização o nosso irmão Douglas Carmona (sereníssimo Grão Mestre Adjunto e fundador da nossa Loja).
Após 4 anos e 7 meses em reunião com a presença de quase todos os Irmãos e sob o comando do Venerável Mestre da época – Afrânio Batista da Costa ficou resolvido que deveríamos iniciar a construção de nosso TEMPLO. Com a ajuda e amizade que tinha o nosso Irmão Teixeira com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá com o nosso sobrinho (filho do nosso Irmão Gastão Muller) sensibilizamos o Prefeito Dante Martins de Oliveira e recebemos o terreno onde se encontra construído a nossa LOJA.
E no dia 01 de junho de 1989 foi lançada a pedra fundamental para a construção do nosso TEMPLO. Nesses quase 5 anos filiamos o Irmão o irmão Eduvaldo Carmona, iniciamos os Irmãos João Batista Botelho, Cláudio Variani, José Adrião, Áureo Pucherio, Edmar Jorge de Anunciação, Ernani Figueiredo Preza e filiamos também o Irmão Nivio Marques de Lima.
Foram dias, meses e quase 2 anos em que vários Irmãos pegaram na enxada, foice. Pá, pincel, trolha e outros instrumentos de trabalho necessário para uma construção; até aparece que estou vendo o nosso saudoso Irmão e Irmão carnal João Elias e João Costa carregando carrinho de massa para levar ao pedreiro; do nosso saudoso também Irmão Teixeira
Não poderia deixar de registrar também ás nossas cunhadas (esposas dos irmãos fundadores dos iniciados e filiados) que incansáveis nos seus trabalhos de promoções doavam os metais dessas promoções para ajudar na nossa construção tendo sempre a frente a nossa cunhada LIA (esposa do saudoso Teixeira) e da minha esposa Maria Adelaide.
No inicio do ano Maçônico de 91 fizemos a nossa primeira reunião administrativa no Templo da Razão e Lealdade, comandada pelo primeiro Vigilante o nosso saudoso Irmão Kerginaldo, pois o V.M da época se encontrava no Oriente do Amazonas (o nosso Ir, Afrânio). Essa reunião se deu com alguns Irmãos em pé e outros sentados (vale lembrar que a sessão foi apenas administrativa).
A partir dessa data com a bondade de todos os irmãos fomos conseguindo Cadeiras, Mesas, Altares e outros Instrumentos de trabalho. Vale aqui lembrar que o LIVRO DA LEI foi uma doação do Irmão João Elias (é uma relíquia da Loja), passamos a ter reuniões administrativas
Chegou, finalmente o dia 22 de novembro de 1991, data esta inesquecível, pois nessa data conseguíamos a concretizar mais um grande sonho, ou seja, a SAGRAÇÃO DO TEMPLO DA LOJA RAZÃO E LEALDADE. A presidência dos trabalhos coube ao nosso Irmão Teixeira que com a sua sabedoria maçônica soube brilhantemente conduzir o trabalho de Sagração.
Em 12 de junho de
Até a sagração do Templo tivemos como VVMM: Vitorino, Teixeira, Hermes, e Afrânio e posteriormente os Irmãos: Kerginaldo, Muniz, Botelho, Hermes, Vanderlei, Carlos Augusto, Edmar, Aloísio, Ademir, Edson Leite, Gelson Menegatti e atualmente Nena Barreto.
Assim sendo, na oportunidade em que a nossa Loja comemora o seu 27º aniversário não poderia eu de fazer esse breve relato de tudo aquilo que foi realizado em sua curta história, pois já realizamos muita coisa, porém sei também que estamos simplesmente cumprindo com aquilo com que nos prepusemos naquele feliz momento de novembro de 1984 quando fundamos nossa Loja, com a consciência do muito que ainda temos por fazer no decorrer de nossas vidas, procurando provar que somos dignos do legado a nós deixado como herança pelos saudosos Irmãos que não se encontram mais entre nós, Não vou falar do realizado também do a realizar, quero sim, propor uma reflexão profunda e conjunta a todos os queridos irmãos da RAZÃO E LEALDADE Nº
O Maçom ergue a sua voz e o seu gesto na luta permanente, armado de sua certeza e de sua imorredoura esperança no amanhã melhor no amanhã ideal. Não se pode de forma alguma romper esta expectativa do homem, a de que é possível mudar, é preciso melhorar, é necessário crer em si e no seu próximo. Não é fácil, mas também não é impossível. È viável e haverá de ser, desde que cada irmão creia de forma substantiva neste amanhã.
VM, estimados Irmãos, a minha gratidão a todos.
Cuiabá, 19 de novembro de 2011.